domingo, 10 de agosto de 2014

PILATOS NÃO CONDENOU JESUS CRISTO À MORTE NA CRUZ




      Na semana passada, vi e ouvi uma repórter da Rede Globo dizer que "Pôncio Pilatos condenara Jesus Cristo" à morte, e deve ter colhido essa informação na internet, ou, mais propriamente na Wikipédia, que diz essa barbaridade.
     Na verdade, Pilatos, governador romano da Judeia, e que presidiu o julgamento de Jesus Cristo,  não queria condená-lo, por não estar convencido da sua culpabilidade; e buscou uma forma de salvá-lo da cruz.
    Como Jesus Cristo estava sendo julgado juntamente com Barrabás, um criminoso, responsável por insurgência, assassinato e roubo, e era costume, naquela época, libertar um prisioneiro por ocasião das festas da Páscoa, o governador supôs (e errou nessa suposição), que, se transferisse o julgamento de Cristo, dele para o povo, este condenaria Barrabás, e Jesus estaria absolvido. E fez, realmente, isso com aquele gesto --, cujo significado foi ignorado pela repórter --, de "Lavar as mãos". 
    Assim procedendo, Pôncio Pilatos, que deveria proferir a sentença (condenatória ou absolutória), transferiu o julgamento dos acusados para o povo da Judeia.  
     O tiro, porém, saiu pela culatra, pois, quando a multidão, que assistia ao julgamento, foi perguntada sobre quem queria absolver, um "gaiato", lá no meio do povão, gritou "Barrabás!", e a multidão foi atrás, sem pensar, gritando "Barrabás! Barrabás!". 
      Dessa forma, Barrabás foi absolvido e Jesus Cristo, condenado; do que se conclui que Jesus foi condenado, literalmente, "no grito".
________________________________________________________________

NOTA: O leitor conhece a frase "Lavei as mãos"? Pois é. Significa que, quando alguém lava as mãos, não toma partido, fica de fora. Foi o que Pôncio Pilatos fez no julgamento de Jesus Cristo.
              A oração do "Credo" (em italiano) ou "Creio! (em português), ao dizer que Jesus Cristo "Padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; etc." não quer dizer que foi Pôncio Pilatos que o matou, mas, simplesmente, que Jesus "foi morto no governo dele"; pois quem o matou foi o povo da Judeia (não o governador romano).
             Sob o assunto, a minha intenção foi apenas a de esclarecer a repórter, para que ela se informe melhor da próxima vez.

6 comentários:

  1. Maria Helena Carreira Alvim Ribeiro11 de agosto de 2014 às 08:18

    Está corretíssimo Desembargador Carreira Alvim; que bom que aproveita a sua proverbial inteligência para estudar e esclarecer pontos que muitos ignoram.

    ResponderExcluir
  2. Nunca foi costume soltar prisioneiro por causa da páscoa. Não existe registro na história. Os romanos não se metia em religião dos povos conquistados e principalmente os hebreus nunca aceitavam intromissão nenhuma. Somente eram crucificados os condenados pela Justiça Romana e eram crucificados os rebeldes. Os que nasciam na Galiléia sempre foram rebeldes, revoltados (desde sempre, a história demonstra a revolta até contra a forma da administração do templo de Salomão).

    ResponderExcluir
  3. Vejo sim a culpa de Pilatos, no ponto "que quem cala consente ". Ele poderia ter libertado, o povo (que em sua maioria acompanhava o julgamento de Jesus, vindo já condenado por Caifás), estava insitado a crucificação de Jesus e não absolvição, e quando Pilatos entrega Jesus a decisão do povo,lavando asaos covardemente estava também condenando o.

    ResponderExcluir
  4. Equero ainda reinterar que o maior motivo dessa covardia de Pilatos, foi o fato de não perder a posição política que tinha no momento. Ele sabia que se negasse oque a multidão enfurecida queria, poderia causar uma revolução, e isso não ficaria bem para um governador. Então o entregou por posição política. E ainda hoje existem Pilatos modernos entregando Jesus por posição política também. Triste mas é fato.

    ResponderExcluir
  5. Pilatos condenou a dois,a Jesus e a Barrabás,e segundo costume,deu liberdade de escolha ao povo para que apontasse a quem queria salvar,obviamente que sob o comando de Pilatos;tanto que quando foi escolhido o segundo prisioneiro,o governador lavou as mãos,ou seja,aceitou e assim se deu a condenação de jesus,autorizada e sob o "martelo" de Pilatos.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que a discussão já tem algum tempo, mas ciente que ficará ainda por um bom tempo aqui na net, não poderia deixar de compartilhar o que eu penso a respeito do referido assunto.
    Eu entendo que quem condenou a Jesus foi Pilatos realmente. Por que os lideres religiosos levaram Jesus para o Governador Pilatos? Porque só ele tinha autoridade para condenar (isso está no texto). Porém, Pilatos foi omisso, por questões políticas, permitindo que um inocente fosse condenado a morte, e morte de cruz. Cabia a ele decidir, esta era a função dele como governador. Não quero aqui inocentar a multidão, porém Pilatos tinha o poder de decisão e o exerceu contra Cristo. Sem a sua ordem, nem Jesus e nem Barrabás seria crucificado. Sendo assim, o principal culpado foi ele.

    ResponderExcluir