domingo, 27 de julho de 2014

SE O PROCESSO É UM JOGO, OS ADVOGADOS DEVEM ENTENDER BEM DO ASSUNTO.



A 26 de outubro de 1863, o advogado inglês, Ebenezer Morley, conseguiu que os representantes de uma dúzia de equipes que e praticavam o futebol ainda incipiente em vários bairros londrinos, se reuniram numa taverna (bar) em Londres, em que entraram num acordo para estabelecer algumas regras de futebol; redigir o primeiro regulamento sobre esse esporte, tendo como modelo o jogo de Rugby e a regulamentação universitária de 1848; e fundar a primeira associação Inglesa, a Football Association  [FA].
Embora Morley tenha escrito apenas treze regras, o acordo foi feito após seis reuniões sobre o assunto. 
A principal novidade na relação do futebol com o Rugby, foi proibir que os jogadores de futebol usassem as mãos --, o que era permitido no Rugby --, com exceção do goleiro [Goalkeeper]. 
As outras regras davam ênfase às dimensões do campo, mudando o jogo de lado no segundo tempo e o direito da equipe que sofria um gol, de reiniciar o jogo a partir da bola no centro do gramado. 
Aplicando esse padrão, as equipes do Barnes e do Richmond, ambos da Inglaterra, jogaram a primeira partida nos campos de Limes Field, em 19 de dezembro de 1863, que acabou num zero a zero. 
Curiosamente e coincidentemente, seis décadas depois, foi um outro advogado, desta feita o francês Jules Rimet que teve a iniciativa de criar a Copa do Mundo. 
______________________________________________________________

NOTA - O Rugby é um esporte coletivo originário também da Inglaterra, de intenso contato físico, e também um dos esportes mais praticados no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário