domingo, 23 de outubro de 2011

NUNCA PENSEI QUE O DESTINO UM DIA ME PERMITISSE CONSOLAR UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL.

(...) Foi nesse clima que o delegado Carlos Pereira abriu-me a sua alma, relatando-me tudo o que havia acontecido com a operação por ele deflagrada em Niterói, que veio a determinar a decisão liminar da minha lavra, para que fossem as máquinas caça-níqueis restituídas aos seus donos, e, a partir daí, todo esse imbroglio em que fomos metidos até o pescoço.
Desembargador – disse-me ele – eu não lhe conhecia pessoalmente quando recebi a intimação das suas liminares, determinando-me a restituição das máquinas apreendidas por ordem minha, e, confesso-lhe que, indignado com as suas decisões, xinguei-o de tudo o que o senhor possa imaginar, de “filho da puta” pra baixo; mas, conhecendo-o, agora, pessoalmente, como o conheço, e vendo quem o senhor realmente é, e o sentimento de humanidade que o anima, e às suas decisões, confesso-lhe que me arrependo profundamente do que fiz e do que disse, pois jamais faria isso novamente. E completou: As degravações das minhas conversas com meus interlocutores comprovaram que eu repassava toda essa minha indignação, com as suas liminares, mas os meus colegas federais, da Contra-Inteligência da Polícia Federal, na sua interpretação dos fatos, entenderam que o xingamento ao senhor era para dissimular a minha participação na quadrilha da máfia dos caça-níqueis, razão por que fui igualmente preso, juntamente com outros colegas delegados. Referia-se ele à delegada Susie e a seu marido, delegado federal aposentado.
Nunca pensei que o destino me permitisse, um dia, consolar aquele jovem delegado federal, que, querendo ser eficiente na sua atividade policial, inclusive resistindo ao cumprimento de ordem judicial, por entendê-la contrária ao interesse público, via a sua carreira desmoronar como um castelo de cartas, pois, mesmo que venha a ser absolvido da acusação, o fato de ter respondido a um processo punha a perder todo o seu futuro.

(Trecho do livro "OPERAÇÃO HURRICANE: Um juiz no olho do furacão" (Geração Editorial), encontrável em www.bondfaro.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário